sábado, 31 de março de 2012

0

Análise: Nintendogs + Cats 3DS


Cuide dos filhotinhos outra vez. E agora com gatos, não que isso signifique tanto
Divulgação


O lançamento do primeiro “Nintendogs” para DS foi um grande alvoroço de expectativa, principalmente por causa das boas criticas japonesas e os comerciais da famosa cantora J-Pop Utada Hikaru brincando com os cãezinhos.

Infelizmente, no entanto, a reação do público americano não foi tão grande assim - mostrando de uma vez por todas que nem tudo que funciona do outro lado do mundo serve deste lado também.

Agora, “Nintendogs + Cats” chega como título de primeira leva para o recém nascido 3DS, o novo portátil da Big N. Até que ponto isso é bom, é o que vamos tentar explicar nos parágrafos a seguir.

Vale a pena ver de novo

“Nintendogs + Cats” está mais para uma versão atualizada do original do que uma sequência propriamente dita. Os gráficos melhoraram relativamente, mas nada gritante. As animações e inteligência do caezinhos também ganharam uns retoques, mas nada grandioso. Os cenários, itens e lojas estão diferentes e melhorados, mas nada significante.

Você pode dar comida, leite, água, vários tipos de ração e comprar brinquedos para o seus novos companheiros. Jogue um balão, por exemplo, e fique admirando eles brincarem felizes da vida. Além do canil para comprar novos integrantes pra sua sala (você pode cuidar de até três por vez), o jogo ainda lhe dá algumas lojinhas para fazer compras.

Também é possível dar banho e participar de competições como arremesso de freesbie e corrida. Ah, claro, levar o filhote para passear pelas ruas - agora em visão "primeira pessoa" bem detalhada -, é uma obrigação diária e pode render alguns presentinhos e recompensas.

Resumindo, é o mesmo jogo do DS antigo; só que agora compatível com o hardware do 3DS e com.... obviamente.... alguns gatinhos para escolher.

Divulgação


"Manolo, deita. Deita! Eu disse deita!"

Como você já deve imaginar, este é o tipo de jogo que não dá para jogar na rua ou no ônibus. A graça da jogabilidade é ensinar para seus filhotes princípios básicos de adestramento como "sentar", "rolar", "fingir de morto", "pular", "dar a patinha" etc. E tudo isso você ensina por comando de voz, gritando com o seu aparelho.

Para ensinar uma técnica ao seu cão, basta repetir as ordens três vezes no microfone do aparelho. A frase que vai levar seu bicho a fazer determinada ação é você quem escolhe e o idioma não importa, porque o que o microfone detecta é o som das palavras e a sua tonalidade de voz, independente do que está propriamente dizendo.

Silhueta amiga

Uma coisa que não vai agradar quem jogou a versão anterior, é que em “Nintendogs + Cats” tudo acontece na tela superior, e para acariciar e brincar com seus animaizinhos é preciso rabiscar a stylus na tela de toque "no vazio".

Para não ficar tão falso, a estratégia da Nintendo foi colocar uma silhueta do cão ou gato na tela de baixo, e assim você interage com a sombra do bichento enquanto a tela de cima faz realmente a ação. É estranho e um pouco sem graça, mas a mudança foi necessária por conta do efeito 3D só estar disponível na tela de cima.

Quem jogou ou já tem o "Nintendogs" original do DS, não vai encontrar nenhum motivo realmente convincente para gostar de “+ Cats”. A própria adição dos gatos não é nada de especial, já que na vida real os cachorros são mais hiperativos por natureza. Por outro lado, se você nunca jogou e adora games de simulação e tamagotchi, então com certeza vai encontrar boas horas de diversão e afeto.

Divulgação


O efeito 3D em “Nintendogs + Cats”

Em todas as caixinhas de jogos do 3DS vem a frase que diz "pode ser jogado em modo 2D e 3D". No novo “Nintendogs” não é diferente, mas alertamos que desligar o efeito 3D nele faz o título perder boa parte do charme.

De todos os jogos lançados até agora, é neste que o efeito 3D mais se destaca. A sensação de profundidade é clara, e as vezes jogar por muito tempo até atrapalha quando o foco da cena está longe - prepare-se para se sentir "vesgo" várias vezes.

No entanto, o mais brilhante é ver as imagens realmente "saltando aos olhos" quando o canino ou felino aparece em primeiro plano pedindo carinho e lambendo a tela - até uns pingos de baba "voam" em você nesta hora.

Plataforma: Nintendo 3DS
Produção: Nintendo
Desenvolvimento: Nintendo

Gráficos: 9,0
Som: 7,9
Jogabilidade: 8,3
Diversão: 8,0
Replay: 6,0
Efeito 3D: 10
NOTA FINAL: 8,7

Divulgação



Divulgação 
Fonte:  http://portal-pop2010.pop.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário